Golpes digitais contra pessoas idosas: O falso funcionário do governo

O golpe do falso funcionário do governo é um tipo de golpe em que os golpistas se passam por funcionários do governo, como da Receita Federal, INSS ou Polícia Federal, e pedem informações pessoais ou financeiras às vítimas.

Os golpistas podem usar uma variedade de métodos para entrar em contato com as vítimas, incluindo telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente. Eles podem se passar por funcionários do governo que estão investigando um crime ou que precisam de informações para ajudar uma vítima a receber um benefício governamental.

Uma vez que tenham as informações das vítimas, os golpistas podem usá-las para roubar sua identidade, abrir contas bancárias em seu nome ou até mesmo fazer empréstimos em seu nome.

Para evitar ser vítima do golpe do falso funcionário do governo, é importante:

Nunca forneça informações pessoais ou financeiras a alguém que você não conhece.
Sempre pergunte o nome do funcionário e o número de identificação dele.
Nunca dê informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou pessoalmente, a menos que você tenha certeza de que está falando com uma pessoa real.
Nunca faça pagamentos a alguém que você não conhece, a menos que você tenha certeza de que está fazendo uma compra legítima.
Se você receber uma ligação ou e-mail de alguém que se passa por funcionário do governo, desligue o telefone ou responda ao e-mail e reporte o incidente ao órgão governamental correspondente.
Se você acha que foi vítima do golpe do falso funcionário do governo, você deve:

Bloquear o número do telefone ou endereço de e-mail do golpista.
Reportar o incidente ao órgão governamental correspondente.
Monitorar seu relatório de crédito para ter certeza de que não há atividades fraudulentas.
Registre um boletim de ocorrência na polícia.
Se você tiver dúvidas sobre se um telefonema ou e-mail é legítimo, você pode ligar para o órgão governamental correspondente e verificar. Você também pode verificar o site do órgão governamental para ver se há informações sobre golpes.